Motociclistas que estacionarem na Cinquentenário, em Itabuna, serão multados
A partir desta segunda-feira, o motociclista que estacionar na Avenida do Cinquentenário, no centro de Itabuna, poderá ter o veículo removido por guincho e ser multado em R$ 53,00. A orientação é que as motocicletas sejam estacionadas na Alameda da Juventude, onde há 300 vagas, e na Praça Camacã, onde foram disponibilizadas 400 vagas. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, essas vagas continuarão gratuitas mesmo após o retorno da Zona Azul, quando este ocorrer.
Ao longo da Cinquentenário também foram determinados pontos estratégicos para estacionamento de mototáxis, uma forte reivindicação da categoria. O secretário diz que os mais de 23 mil motociclistas que circulam em Itabuna podem se tranqüilizar em relação à segurança dos estacionamentos obrigatórios, pois já está em andamento a retomada do videomonitoramento em parceria com a Polícia Militar, bem como o reforço do policiamento nos locais. Os condutores devem se adaptar as novas regras, visto que no próximo mês o estacionamento em uma das laterais da Avenida Inácio Tosta Filho também será proibido.
As medidas do governo municipal visam melhorar a circulação no centro. Por isso, a intervenção começou pela Cinquentenário. A área abriga o comércio, os serviços e o sistema bancário de Itabuna, que é pólo da região Sul da Bahia. “A medida foi salutar e benéfica para a coletividade” considera Clodovil Soares.
Ele explica que a Settran tem organizado projetos para educação no trânsito no sentido de torná-lo ainda mais civilizado, educado e seguro. “Queremos passar informações para o cidadão e provocá-lo para que se aprofunde no estudo das regras de transito e não fique apenas no ‘achismo’” ressaltou o Clodovil Soares.
Nestas segunda e terça-feira a Settran realiza o Encontro Educativo sobre Segurança no Trânsito, tendo como participantes os condutores e proprietários de veículos do sistema de transporte escolar. Já nos dias 6 e 7 de março acontecerá o I Fórum de Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida para o qual toda a comunidade itabunense está convidada a participar. O secretário antecipou que ainda este ano devem ocorrer ações que destacam o respeito no trânsito. O projeto Agente de Trânsito Mirim em parceria com as escolas públicas e o projeto “O Dono da Rua” que estimula a conscientização por meio do teatro.